Inscrições Encerradas

I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos

5 e 6 de Dezembro de 2019

5 de Dezembro

}

17:45

Iniciação à Entrevista Motivacional 

Workshop

A Entrevista Motivacional (EM) é uma abordagem psicoterapêutica centrada no doente, facilitadora da mudança comportamental em psiquiatria. Desenvolvida na década de 80 por Miller e Rollnick tem vindo a ser utilizada em diferentes contextos e problemas incluindo controle da diabetes e hipertensão, promoção de comportamentos saudáveis, abuso de substâncias e outras doenças psiquiátricas. Os resultados de ensaios clínicos controlados revelam vantagens clínicas na aplicação desta abordagem com resultados promissores no tratamento de comportamentos problemáticos.

Com o objetivo de iniciar os participantes nesta abordagem será apresentada a fundamentação teórica e o racional da EM, ilustrado com exemplos clínicos. Alguns exercícios práticos permitirão testar o espírito desta abordagem, e aplicar os seus princípios fundamentais.

Serão exemplificadas estratégias e técnicas EM promotoras de uma relação colaborativa, de respeito pela autonomia do doente e capaz de evocar neste o compromisso em mudar. Algumas ferramentas de monitorização na aplicação da EM serão propostas aos participantes como modo de amplificar e manter os conhecimentos adquiridos na sua prática clínica.

Dra. Margarida Figueiredo-Braga

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Psiquiatra. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Investigadora do I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e investigadora associada do CES – Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), e Representante Nacional na International Association for Communication in Healthcare (EACH). Psicoterapeuta e Supervisor em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas acreditada pela APTC.

Doutorada em 2009 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, investiga sobre aspetos imunológicos da depressão e em comunicação médico doente e estudante doente. É docente de Psicologia Médica, e responsável pelas Unidades Curriculares Comunicação Clínica I e II. É diretora do Curso de Formação Contínua Entrevista Motivacional – da teoria à prática.

Dra. Susana Almeida

Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil