6 de Dezembro

}

14:00

A Demência no Século XXI

Moderador: Dra. Rosa Encarnação

Demências com alterações do comportamento: DFT e seus fenotipos

Dra. Ana Paula Correia

Médica neurologista no Centro Hospitalar Universitário do Porto e no Hospital de Magalhães Lemos desde 1999, com o Grau de Consultor de Neurologia da Carreira Médica Hospitalar desde 2006 e responsável clínica da Consulta de Demências do Centro Hospitalar Universitário do Porto desde 2012.

Membro da Sociedade Portuguesa de Neurologia; Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências; Secção de Neurologia de Comportamento da Sociedade Portuguesa de Neurologia.

Áreas de diferenciação clínica: Demências e outras alterações cognitivas; Doenças do Movimento; Perturbações Neuropsiquiátricas.

Do envelhecimento às demências: Avaliação e Intervenção Clínica

Professora Doutora Margarida Sobral

 

Dra. Barbara Almeida (co-autora)

 

Internamento compulsivo no idoso

Dr. João Freitas

 

Vida Activa e Demência

Dra. Flávia Machado

Natural da cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira – Açores, atualmente é doutoranda em Atividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Mestre em Atividade Física para a Terceira Idade pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Licenciada em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Desde 2016 que colabora no desenvolvimento do programa “Mais Ativos Mais Vividos – Demência” de exercício físico comunitário destinado a pessoas com diagnóstico de demência e seus cuidadores e estuda o impacto desta terapia não farmacológica na aptidão física, função cognitiva e funcionalidade diária.