Mensagem de Agradecimento

Decorreu no Porto, no Hospital de Magalhães Lemos, entre 5 e 6 de dezembro de 2019, o I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos, organizado pela Associação Portuguesa para o Estudo da Psiquiatria no Norte – APEPN, subordinado ao tema “A percorrer etapas em saúde mental”.

Durante 2 dias, mais de 40 oradores abordaram os temas prementes da atualidade relativamente a determinantes relacionadas com a Psiquiatria e Saúde Mental.

Um dos objetivos foi refletir sobre os cuidados em Psiquiatria no passado no presente bem como antever dificuldades e obstáculos para o futuro. Nesta reflexão o foco foi a necessidade de um trabalho multidisciplinar e uma necessidade de humanização dos cuidados em psiquiatria. Outro dos propósitos foi reforçar as alianças entre um Hospital Psiquiátrico com diferentes Departamentos de Psiquiatria, técnicos de saúde mental e outros interlocutores na Comunidade.

Em nome das Comissões Organizadora e Científica do I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos, bem com dos membros da Associação Portuguesa para o Estudo da Psiquiatria do Norte (APEPN) agradecemos a todos aqueles que ativamente e contribuíram para o sucesso desta primeira edição. Palestrantes, moderadores, apresentadores de trabalhos científicos, como posters, comunicações orais e panfletos, júris de prémios bem como de todos os participantes que contribuíram para enriquecer o debate em torno das temáticas abordadas.

Estendemos ainda o mais sincero agradecimento às equipas sem as quais a realização do congresso não seria possível: o Conselho de Administração do Hospital de Magalhães Lemos, o Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital de Magalhães Lemos, Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital de Magalhães Lemos – A.F.U.A, Serviço de Informática, entre outros.

Foi um caminho longo e com obstáculos que levou à concretização deste evento, tendo sido fundamental a colaboração, energia e perseverança de diversas pessoas. Agradecemos, assim, a todos que de alguma forma depositaram o seu tempo, confiança, dedicação e criatividade neste projeto.

Agradecemos também à Indústria Farmacêutica, sem a qual este evento não seria possível, por todo o apoio e disponibilidade, e por terem sempre acreditado que este evento poderia marcar de forma positiva o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes

Uma última palavra para os colegas e outros profissionais, que apresentaram estudos científicos no Congresso, pela qualidade elevada dos mesmos e pelo entusiasmo e dinamismo que colocaram na sua realização. Desejamos que a discussão destes trabalhos possa ter reflexo no crescimento científico e assistencial em Psiquiatria.

De igual forma, um agradecimento a todos os participantes, que durante estes dois dias deram sentido a este projeto. A APEPN espera continuar a percorrer etapas com todos vós!

 

A Comissão Organizadora,